domingo, 17 de agosto de 2008

Lampião: bandido ou herói?



No dia 28 de julho foi lembrado os 70 anos da morte de Lampião.
Virgulino Ferreira da Silva foi um cangaceiro brasileiro que nasceu na cidade que atualmente se chama Serra Talhada, no Pernambuco, em 1900. Para vingar as mortes do pai assassinado e a mãe que morreu de desgosto, ele e o irmão entraram no bando de Sinhô Pereira quando tinha apenas 18 anos e logo foi o chefe do bando. Chegou a ter 200 bandoleiros durante décadas.
Até hoje ninguém sabe de fato se Lampião foi bandido ou herói. Muitas pessoas relatam momentos marcantes da vida dele como: o almoço na casa de uma senhora no qual ele fez um dos seus soldados comer 1 kg de sal porque o mesmo reclamou da comida sem gosto, ou outro caso que o cangaceiro cortou a língua da professora que falava mal dele.
Lampião espalhava calafrios nas pessoas que o avistava e tentava, a seu modo, pôr leis por onde passava. (Há uma música do nordestino Lenine que mostra as várias histórias sobre Lampião, se chama Candeeiro Encantado).
Lampião e seu bando eram munidos de armamentos avançados em relação a polícia da época, o que talvez tenha sido por isso que levou cerca de 10 anos para ser capturado pela polícia. O curioso é que o governo financiou o armamento de Lampião e ele mesmo utilizou isso para os combates com a própria polícia.
Em 1938, numa quinta feira em Angicos (cidade localizada em Sergipe) quando todos que acompanhavam Lampião tinham acordado depois de um fim de semana com muita cachaça e festa, a tropa que os procuravam decapitou Lampião, Maria Bonita (sua fiel companheira) e os demais membros do bando, deixando suas cabeças em exposição na frente da prefeitura de Piranhas, Alagoas, como forma de servir de exemplo para alguns poucos cangaceiros que sobreviveram ao combate.
Em 1940 foi o fim do cangaço no Nordeste com a morte do último cangaceiro sobrevivente.
Hoje, nas cidades Serra Talhada e Floresta, por exemplo, por onde Lampião passou, há uma espécie de espírito vingativo entre os moradores e motivo para várias piadas com seu nome.
Nas festas juninas, diversas quadrilhas abordam o cangaço como tema principal. Usam roupas típicas da época, policiais retratando o confronto de 1938, banda de pífanos, um casal representando Lampião e Maria Bonita que abrem a quadrilha e os demais do grupo dançando xaxado e baião. É uma forma divertida de lembrar o chamado “ciclo do cangaço” que marcou a história do Nordeste e que começou muito antes de Lampião, porém sua morte foi uma alívio para muitas pessoas e talvez por isso repercutiu em jornais nacionais e internacionais da época.