terça-feira, 29 de julho de 2008

O VAQUEIRO NORDESTINO



O que você pensa quando alguém fala a palavra VAQUEIRO?
Não falo do vaqueiro que leva esse nome por laçar boi em arenas e que ganha prêmios por isso. Falo da profissão de vaqueiro e de sua pessoa corajosa, humilde e de fé.
Um vaqueiro normalmente aprendeu a profissão de tanger o gado com seu pai e com o mesmo também aprendeu a honrar o nome de sertanejo.
O vaqueiro é um eterno apaixonado!
Saindo de casa, muitas vezes ainda com o sol escondido, se alimenta da comida mais forte para manter a força que deve durar até a última hora de trabalho. Percorre muitos quilômetros levando o gado para tomar água na época de seca e conhece as trilhas da vegetação caatinga como ninguém.
É um homem forte e lutador por vários motivos: viver a vida enfrentando o sol, lutar contra o desfavorecimento da vegetação repleta de espinhos e, em alguns casos, passar vários dias sem ver a família.
Possui uma vestimenta curiosa: gibão, chapéu de coro, peitoral, perneiras, luvas, botinas e jaleco (para épocas de festas), todos os itens produzidos com muito cuidado com a pele do bode.
Tem a natureza sua principal companheira e o compromisso com o trabalho uma prioridade.
Em sua homenagem, vários cantores poetizam a vida do vaqueiro e sua valentia. Anualmente, ocorre as missas cantadas no tom bem especial dedicadas a eles e entregando seus instrumentos de trabalho como ofertas apresentadas no altar da igreja na qual é armada comumente em praças públicas para facilitar a participação de tantas pessoas e seus animais.
A literatura nordestina também enfatiza o significado do vaqueiro do sertão e sua importância na cultura nordestina, em especial o livro de Euclides da Cunha “Os Sertões”: o sertanejo é, antes de tudo, um forte.
Portanto, se algum dia você quiser fazer um ecoturismo pela Caatinga, não deixe de chamar um vaqueiro. Ele entende sobre veterinária, biologia, geografia, meteorologia, etc. Ele vive na prática o conhecimento teórico que todos estudantes dos cursos já citados estudam durante o período de faculdade.
Apesar de grande parte da população urbana não conhecer seu valor, o vaqueiro é importante no meio rural e sua profissão precisa ser mais respeitada.